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Meu filho não pára quieto, não tem noção do perigo, o que faço?

6/26/2018

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É muito comum que alguns pais tragam queixas de sua criança, tais  como: Meu filho não consegue parar quieto na sala de aula, gosta de brincadeiras brutas como trombar, cair, não tem noção do perigo, é muito "explosivo, gosta de barulhos altos". Ele gosta muito de movimento,é bagunceiro, está sempre buscando estímulo intenso, é impulsivo e tem dificuldades para respeitar regras sociais.
​Essas são algumas características de crianças que podem apresentar problemas na modulação sensorial, que necessitam de informação extra para manter atenção e dar significado ao ambiente (DUNN, 1997).
Crianças com problemas na modulação sensorial apresentam dificuldade na capacidade de regular , de maneira gradual e adaptada ao ambiente, tanto a intensidade quanto o tipo de resposta a estímulos sensoriais.
Desta forma, a criança que apresenta dificuldades na modulação sensorial pode atentar-se demais a estímulos que passam despercebidos por outros como a etiqueta de uma roupa ou o barulho do ar condicionado em uma sala, enquanto outros nem mesmo se incomodam quando machucam, não percebem quando são chamados ou tocados por uma outra pessoa ou aquelas que procuram estímulos o tempo todo, aspecto este que será melhor explicado neste post. Essas respostas podem afetar o nível de atenção da criança, o alerta, até mesmo a forma como se relaciona com os outros (afeto).
Outras características comuns apresentadas por crianças com transtorno de modulação sensorial, que apresentam em geral  comportamentos de busca sensorial são abaixo descritas(MAGALHAES, 2008)
-  não pára quieto na escola, igreja, cinema ou outros locais que tenham que ficar parados;
- gostam de estímulos fortes como balançar, rodar, música alta, luzes fortes, barulhos;
- pouca noção do perigo, se arrisca, pula de lugares altos, sobe em árvores, escala mobiliários;
- mastiga ou coloca objetos na boca;
- toca pessoas e objetos , se intromete na conversa alheia;
- explode quando é interrompida ou quando tem que ficar quieta;
- intenso, exige atenção, difícil de acalmar;
- bruto fisicamente, dá abraços fortes, agarra crianças menores


Desta forma, se tais características afetam o comportamento da criança, a aprendizagem e interação social na escola, brincar e AVDs, é importante realizar uma uma avaliação com terapeuta ocupacional com formação em Integração Sensorial, a fim de compreender melhor o quadro da criança, juntamente com outros profissionais de saúde, inclusive o médico neurologista/ e ou psiquiatra para realizar intervenção adequada. 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUNN, W. The impact of sensory processing abilities on the daily lives of young children and their families: a conceptual model. Infants and Young Children, 9, p.23-35,1997.
MAGALHÃES, L.C.In:DRUMMOND, A.F.;REZENDE, M.B.(org). Intervenções da Terapia Ocupacional. Belo Horizonte:UFMG, 2008, p.46-69.



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    Autor

    Daniela Baleroni R.Silva, responsável pela Terapia Ocupacional na Clínica Integrakids 

    Histórico

    Fevereiro 2019
    Junho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Janeiro 2018
    Junho 2017
    Maio 2017

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