É uma profissão da área de saúde que visa tornar o indivíduo independente em suas ocupações tais como as atividades de vida diária (alimentação, vestuário, banho), atividades instrumentais de vida diária (gerenciamento financeiro, preparar refeições e limpeza, fazer compras), brincar, escola, lazer, participação social, trabalho, sono e descanso. As dificuldades no desempenho das ocupações podem ocorrer em função de déficits nas funções motoras, sensoriais, dificuldades para manter atenção e concentração, nas habilidades sociais, bem como em função de fatores relacionados ao ambiente que circunda o indivíduo. Desta forma, o terapeuta ocupacional deverá fazer uma avaliação utilizando-se de diferentes instrumentos padronizados, entrevista com os pais e professores (quando necessário), para definir os objetivos terapêuticos para facilitar o engajamento nessas ocupações.
A intervenção da terapia ocupacional infantil visa favorecer a independência das crianças na realização das seguintes ocupações:
Brincar: a principal ocupação do universo infantil é o brincar que permite desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais, sensoriais. O T.O. se utilizará de avaliações específicas do brincar, para identificar habilidades lúdicas apropriadas, determinar quais brinquedos serão utilizados para cada criança e o objetivo a ser alcançado, desde a análise do tamanho, função e habilidade cognitiva/social a ser alcançada.
Atividades de vida diária (alimentação, banho, vestuário, uso do vaso sanitário): o T.O.poderá indicar adaptações para alimentação como colher com cabo engrossado e angulado para uma criança com paralisia cerebral; prato com ventosa; treino para uso do vaso sanitário; orientações quanto ao melhor posicionamento e sequência para realização do vestuário; prescrever ou adaptar cadeira para banho;
Escola: o T.O. pode intervir junto a crianças com dificuldade de manter atenção nas atividades, ou ficar sentadas na carteira, com dificuldades de manter a postura para realizar a cópia da lousa, indicar adaptações para facilitar a escrita (lápis engrossado, tesoura adaptada, plano inclinado), letras móveis (imantadas ou com velcro); prescrever mobiliários; auxiliar na adaptação do currículo , bem como buscar a facilitação da inclusão escolar da criança nos diferentes contextos da escola, da sala de aula ao recreio, no uso do banheiro, na interação com os colegas; o trabalho é realizado em conjunto com o professor e equipe escolar.
Participação social: apoiar e facilitar e envolvimento com pares e amigos, tanto no ambiente familiar, na escola e na comunidade em geral.
Lazer: auxiliar na identificação de interesses, oportunidades e atividades de lazer apropriadas;
Indicações:
avaliação e acompanhamento de bebês prematuros e/ou com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
crianças com alterações neurológicas (paralisia cerebral, síndromes em geral (down , X frágil e outras), doenças neuromusculares (distrofias, miopatias), mielomeningocele, traumatismos crânio- encefálico, acidente vascular encefálico, epilepsia, paralisia braquial obstétrica;