![]() Você conhece alguma criança ou adulto que considera desastrado, estabanado ou que esbarra muito em objetos e cai com frequência? Ah, e resolve sempre fazer as coisas do jeito mais difícil e você se pergunta: "o que ele está querendo fazer"? Para que possamos realizar ações motoras no nosso dia a dia, como pular amarelinha, acompanhar os passos de uma música, respeitar o espaço pessoal do outro, chutar uma bola ou enfrentar novos desafios motores como apanhar uma fruta que estáno alto de uma árvore, precisamos de uma adequada consciência corporal, que se desenvolve desde os primeiros meses de vida a partir de experiências sensoriais como colocar objetos na boca e sentir o formato, textura, tamanho, explorar o ambiente engatinhando, subindo nos móveis. Essas experiências sensório-motoras nos darão base para compreendermos a função dos objetos, suas propriedades e o que fazer com eles, assim como a maneira como podemos usar nosso corpo eficientemente para realizarmos ações motoras novas no nosso dia a dia. Assim, vamos desenvolvendo a praxia. Mas o que é praxia? Praxia é a habilidade do cérebro de conceber, organizar e implementar uma série de ações não familiares (Ayres, 1973). Necessitamos de praxia o tempo todo, para fazer uma aula de dança pela primeira vez onde é preciso aprender um passo novo, para pegar um objeto que está no alto do armário e tenho que elaborar um plano de ação para tal, o que difere é quanto de praxia necessito utilizar para realizar essas ações. Tais ações podem ser complexas para um indivíduo e muito simples para outros. Praxia envolve ideação, planejamento e execução motora. Quando há dificuldade de planejar e/ou executar um ato motor novo ou uma série de ações motoras, damos o nome de dispraxia, problema de praxia ou transtorno do desenvolvimento da coordenação. As causas da dispraxia podem ser de origem neurológica ou apenas relacionada à falha no processamento sensorial relacionado ao planejamento motor. Essas crianças podem ter inteligência normal, músculos normais, porém, o problema se dá na ponte entre seu intelecto e seus músculos (AYRES, 1998). Alguns sinais e comportamentos sugestivos de dispraxia são (MAGALHÃES, 2008): - É desajeitada, estabanada e propensa a acidentes; - Tropeça ou tromba nas pessoas ou obstáculos; - Baixo desempenho em esportes e atividades com bola; - Mais lento para aprender atividades novas como andar de bicicleta, pular corda; - Tem dificuldade com atividades com sequência (vestir roupa); - È desorganizada, deixa espalhado e/ou perde o material escolar e a carteira são bagunçadas; - Tem traçado pobre e é mais lenta na escrita, a letra é feia, sem forma e/ou desorganizada no papel; - Dificuldade no uso de botões, lápis, fechos. O comportamento social dessas crianças merecerá um post à parte, pois é muito característico e tem sido confundido com TEA, TOD e outras patologias. Se seu filho apresentar algumas dessas características que estejam interferindo em seu dia-a-dia, não exite em procurar um terapeuta ocupacional especialista em Integração Sensorial. O seu filho pode melhorar e os resultados são muito otimistas. Autoria: Daniela Baleroni Rodrigues Silva, Terapeuta Ocupacional da Integra Kids, Doutora em Neurociências pela FMRP-USP, Certificação Internacional em Integração Sensorial pela University ofSouthern California. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ayres, A.J. La Integracion Sensorial y el nino. Dispraxia del desarollo: un problema de planeacion motora. p.116, 1998. MAGALHÃES, L.C.In:DRUMMOND, A.F.;REZENDE, M.B.(org). Intervenções da Terapia Ocupacional. Belo Horizonte:UFMG, 2008, p.46-69.
5 Comments
marcus
12/12/2020 09:23:49 am
A fonte utilisa no seu site é muito ruim de ler....
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Jó
9/23/2021 07:26:03 am
Concordo com você! Essa fonte não é acessível...
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Dani
8/25/2022 01:23:46 pm
O tipo e tamanho da fonte que você usa atrapalha muito a leitura.
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Cadu
5/11/2024 04:04:29 am
Froque a fonte do sitw, é bonita mas para ler é péssimo :) conteúdo ótimo
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AutorDaniela Baleroni R.Silva, responsável pela Terapia Ocupacional na Clínica Integrakids Histórico
February 2019
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