Muitos pais procuram a Terapia Ocupacional e afirmam que seu filho não tem "problema" sensorial pois aceita bem todas as texturas.Integração Sensorial não é rejeitar ou não texturas de objetos.
A Integração Sensorial é definida como um processo neurológico que organiza as sensações do nosso corpo e do ambiente, permitindo a organização do comportamento e o uso eficiente do corpo nas ações e atividades que fazemos rotineiramente. A abordagem de tratamento chamada Integração Sensorial foi criada por uma terapeuta ocupacional norte americana, Jean Ayres, inicialmente voltada para crianças com problemas de aprendizagem. . Há estímulos que nos acalmam como uma massagem profunda, outros que nos alertam como um barulho diferente na noite escura, outros que precisam ser esquecidos como o barulho do motor da geladeira para que foquemos a atenção em outras tarefas mais relevantes. Porém, crianças com transtorno do processamento sensorial (TPS) tem a tendência de sentirem as sensações de maneira diferente, às vezes com mais intensidade, como as texturas das roupas que sempre incomodam, ou menos, como não parecer escutar quando são chamados. Além disso, têm dificuldade em detectar, regular, interpretar e responder aos inputs sensoriais e isso prejudica o seu desempenho nas atividades de vida diária, no aprendizado escolar, no brincar e na interação com outras crianças. A habilidade de integrar as informações sensoriais é fundamental para a criança se desenvolver e interagir com o mundo. Alguns comportamentos podem ser observados em crianças com disfunção do processamento sensorial: - Fica ansioso ou incomodado com determinadas texturas de alimentos, roupas, materiais, não aceita que corte as unhas, cabelos ou andar descalço na grama ou areia; - Incomoda-se com cheiros, perfumes; - Não gosta de brinquedos de parque como balanço, escorregador; - Não responde quando é chamado; - Não chora quando se machuca, parece não sentir dor, não nota quando é tocado; - É passivo, prefere atividades sedentárias (vídeo game, TV, leitura); cansa-se facilmente - Criança agitada, está sempre buscando movimentos de maneira excessiva; - Pouca noção do perigo, se arrisca, pula de lugares altos, gosta de brincadeiras brutas; - Tem dificuldade para usar as duas mãos simultaneamente (recortar, agarrar uma bola, apoiar o papel com a esquerda e escrever com mão direita); - Tem tônus baixo, parece mais fraca que outras crianças, debruça-se sobre a carteira ou apóia a cabeça na mão quando sentada na carteira); - Dificuldades com brinquedos que exigem equilíbrio como bicicleta, patins, patinete; - Parece preguiçosa, desmotivada, faz tarefas rapidamente para terminar logo, sem verificar o resultado; - Desajeitado, propensa a acidentes, esbarra ou tropeça em pessoas e objetos, tem baixo desempenho em esportes e atividades com bola; - Tem traçado pobre, letra sem forma ou desorganizada no papel, é mais lenta na escrita; - Dificuldade para abotoar a blusa ou manusear objetos sem apoio visual; - Dificuldade para se orientar no espaço (perde-se em lugares conhecidos) Tais comportamentos são aqui mencionados de maneira geral e devem ser avaliados em relação ao impacto nas atividades diárias, na escola, e na participação social, por um terapeuta ocupacional especializado em integração sensorial, a fim de identificar a necessidade de tratamento e metas de intervenção. Fonte: www.integrakids.com.br
1 Comment
|
AutorDaniela Baleroni R.Silva, responsável pela Terapia Ocupacional na Clínica Integrakids Histórico
February 2019
Categorias |